Destaques
Consumer Classroom
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- Criado em 04-01-2016
No ano letivo 2015/2016, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal é parceira para Portugal do "Consumer Classroom", um projeto europeu que gere uma plataforma na internet que oferece conteúdos em educação do consumidor. O "Consumer Classroom" é especialmente dirigido a professores e tem como propósito gerir o sitio na internet, disponível em http://www.consumerclassroom.eu/pt, através de um consórcio que envolve 24 entidades parceiras. Para além do acesso e intercâmbio de conhecimentos na área da educação do consumidor, os docentes encontram uma extensa biblioteca de recursos pedagógicos, desde artigos a vídeos provenientes de toda a União Europeia em várias línguas, incluindo o português.
A plataforma disponibiliza, ainda, ferramentas interativas e colaborativas personalizáveis que os docentes podem explorar e partilhar com os seus alunos.
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Da aprendizagem num projeto Erasmus+ KA1 para a Sala de Aula
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- Criado em 21-12-2015
Com um historial de eficácia, já comprovado, através da operacionalização de um conjunto de eventos, atividades e projetos de sucesso na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, o Centro de Formação EduFor (CFAE EduFor), com o apoio do Agrupamento de Escolas de Mangualde (AEM), dinamizou no ano letivo de 2014/2015 o projeto Erasmus+ KA1 "Inov@r com Tecnologias Interativas".
Deste projeto faziam parte duas mobilidades de 8 docentes. Uma para um curso de dois dias sobre Tablets no Reino Unido e outra para um curso de cinco dias no Future Classroom da European Schoolnet em Bruxelas. Partilhamos aqui as palavras de um docente que participou num projeto Erasmus+ (KA1):
"A utilização em sala de aula de ferramentas associadas às TIC, quer como suportes interativos no apoio à consulta, apresentação e exploração de conteúdos, quer como suporte à avaliação de competências e de conhecimentos, pode e deve ser feita sempre que tal constitua uma vantagem em relação às práticas mais tradicionais. A rentabilização do tempo de aula, a simplicidade no desempenho e a eficácia nos processos são aspetos que, regra geral, um professor procura obter no momento da escolha de tais ferramentas.
Desde há mais de uma década que se tornou recorrente para mim o uso do computador e do quadro interativo. No entanto, dispositivos eletrónicos como o “tablet” e o “smartphone” têm ainda sido marginalizados em sala de aula, muitas das vezes, aparentemente, com razões válidas para isso. A escola tende assim a manter-se sempre alguns passos atrás de uma realidade que cedo chega aos nossos alunos na admissão destes produtos como recurso válido em sala de aula.
No início deste ano letivo, após reavaliar as características de mais de meia dúzia de programas do género, decidi usar a ferramenta disponibilizada em www.socrative.com para proceder à avaliação diagnóstica dos meus alunos. Aqui os itens são de muito fácil construção, não necessitando de quaisquer conhecimentos avançados de informática (assim como em todo o processo), de diferentes tipologias à escolha e de organização e apresentação muito intuitivas.
Os alunos, acompanhados quase exclusivamente dos seus “smartphones”, apenas uns poucos usaram o “tablet”, acederam à rede Wifi da escola e entraram no sítio escolhido e na sala aí criada por mim. Após, no máximo, cinco minutos após o início, todos os alunos se encontravam prontos a iniciar a prova, à qual iam respondendo diretamente nos respetivos dispositivos eletrónicos. No computador da sala foi possível acompanhar o progresso de todos os alunos e, desta forma, aperceber-me de alguma ocorrência mais distratora. No final do tempo disponibilizado todos os alunos puderam submeter as suas respostas e imediatamente conhecer os resultados obtidos.
Antes do final da aula foi ainda possível analisar os resultados por aluno e por item, discutindo as diferentes opções de resposta, principalmente naqueles onde a percentagem de acerto foi menor, e proceder à correção ou mesmo à revisitação de alguns conteúdos tidos como mais significativos. Todo o tratamento e apresentação de resultados são feitos automaticamente, o que permite uma otimização do tempo disponível e um ganho na eficácia dos processos.
Dada a forma tão positiva como decorreram estas primeiras experiências, pretendo alargar esta prática à avaliação formativa mais informal realizada no final de algumas aulas, disponibilizando aos alunos duas ou três questões a responder em cinco minutos e imediatamente poder avaliar também o processo ensino-aprendizagem em curso.
Um outro aspeto bem positivo foi a forma perfeitamente pacífica e natural com que os alunos acolheram esta experiência, sem conflitos com o processo e sem desvios ao solicitado, encarando cada dispositivo eletrónico apenas como mais uma ferramenta didática a usar de forma enquadrada e contextualizada".
(Ângelo Fernandes, docente de Físico-Química do ensino secundário)
Mais partilhas sobre este projeto em --»
Para as candidaturas de 2016, visite: http://www.erasmusmais.pt
MatGouveia - 2016
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- Criado em 23-12-2015
Vai decorrer entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2016, entre as 9h30 e as 17h00, no Teatro-Cine de Gouveia, mais uma edição do MatGouveia .
O MatGouveia é uma exposição interativa que acontece anualmente desde 2010. Tem como principal objetivo promover a aprendizagem da matemática, de forma lúdica e divertida, com atividades adequadas ao ciclo de ensino dos alunos que nos visitam e dirigidas ao público em geral.
Divulgação do Projeto MOBILE LAB
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- Criado em 14-12-2015
O MOBILE LAB, é um novo portal de conteúdos multimédia que pretende explicar o funcionamento das comunicações móveis ao mesmo tempo que permite aos alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos) consolidar os seus conhecimentos de Matemática e Física.
O MOBILE LAB é um projeto desenvolvido pela Vodafone Portugal em parceria com o INOV-INESC, a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral da Saúde. Este projeto assenta no desenvolvimento de um conjunto de conteúdos multimédia que, tendo como contexto os sistemas de comunicações móveis, desenvolve conteúdos dos programas de Matemática e de Física.
Estão disponíveis dois “Laboratórios” – Matemática e Física, onde poderão ser explorados vários conteúdos multimédia. O objetivo é melhorar a compreensão de alguns conceitos abordados nos programas destas disciplinas do ensino secundário estimulando a respetiva aprendizagem.
Os conteúdos foram desenvolvidos sob a coordenação do Professor Doutor Luís Correia, investigador no INOV-INESC, envolvendo também professores do ensino secundário e a supervisão pedagógica da DGE.
Os conteúdos multimédia desenvolvidos partem de um problema relacionado com os sistemas de comunicação móveis e estão integrados, quer nos programas de Física, quer nos programas de Matemática.
O portal MOBILE LAB está acessível a todas as escolas do país em http://mobilelab.dge.mec.pt
Publicação do CNE - Currículos de Nível Elevado no Ensino das Ciências
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- Criado em 18-12-2015
Com o ciclo de seminários Currículos de Nível Elevado no Ensino das Ciências, o Conselho Nacional de Educação procurou contribuir para a promoção da cultura científica, para além de incentivar a reflexão e o debate sobre a natureza e exigência conceptual dos currículos de ciência, sobre o recurso às atividades práticas no ensino das ciências e sobre a compreensão que temos do modo como se constrói o conhecimento científico.
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Publicação do CNE - Seminário Investigação em Educação e Resultados do PISA
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- Criado em 18-12-2015
O Conselho Nacional de Educação publicou mais um livro da coleção “Seminários e Colóquios”.
Os estudos internacionais proporcionam um importante acervo de informação, a partir do qual é possível desenvolver investigação que concorra para um melhor conhecimento do sistema educativo e para a identificação de tendências evolutivas, num quadro de comparação internacional. É deste modo que se poderão construir as bases de conhecimento para apoio às recomendações sobre as políticas educativas.
As bases de dados do PISA – Programme for International Student Assessment e toda a informação de contexto que o programa recolhe e trata permitem desenvolver estudos em áreas centrais para a melhor compreensão do desempenho do sistema educativo
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Simpósio Internacional Revisitar Vieira no Século XXI, Coimbra
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- Criado em 11-12-2015
Vai realizar-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra nos dias 7, 8 e 9 de Janeiro de 2016,o Simpósio Internacional Revisitar Vieira no Século XXI.É o primeiro encontro científico a ter lugar após a conclusão do projeto de edição da Obra Completa do Padre António Vieira, no âmbito do qual se procedeu à compilação, anotação e posterior disponibilização a um largo público de todos os textos do autor até agora conhecidos, pelo que permitirá apresentar e discutir novos e relevantes dados em termos de conhecimento da língua, da literatura, da história e da cultura.
Este Simpósio está acreditado como Curso de Formação pelo CCPFC, com o n.º 84883/15 (25 horas - 1 crédito), para os grupos 200, 210, 220, 300, 400 e 410 (incluindo para efeitos de 50% nestes domínios científicos).
Programa --»
Inscrições --»
Seminário "Espaços entre Arte e Educação”, Lisboa
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- Criado em 11-12-2015
Vai ter lugar no dia 14 de dezembro de 2015, o Seminário internacional do projeto de investigação da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento sobre o programa 1O × 1O da Fundação Calouste Gulbenkian, no Auditório da Biblioteca da FCT-UNL.
Este seminário tem como finalidade a partilha e a discussão do projeto de investigação Teorizando Espaços entre Arte e Educação. Tomou como objeto de estudo o 1O ×1O, um projeto inovador de formação contínua de professores, promovido pelo Programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian, e que assenta em estratégias formativas desenvolvidas em contexto (Escolas do Ensino Secundário e Fundação Calouste Gulbenkian) e ancoradas em equipas constituídas por artistas e professores. Neste seminário pretende-se fazer acontecer um diálogo crítico, informado por perspetivas teóricas, práticas e vivenciais, sobre os espaços entre Arte e Educação.
Programa --»
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